A comunicação é a base para manter qualquer relacionamento forte. E seu programa de fidelidade é um ótimo local para se comunicar com seu cliente, principalmente se você integrar essa comunicação com o restante da experiência da sua marca.
Você pode enviar e-mails comemorando o aniversário do seu cliente, parabenizando por entrar em uma nova categoria de clientes ou informando que ele pode resgatar um novo prêmio, seus clientes estarão mais propensos a se envolver com cada email que você enviar quando eles se identificarem com o visual e sentirem a sua marca.
1. Convença os clientes a abrir os e-mail através de um assunto criativo
Quantos e-mails estavam na sua caixa de entrada na última vez que você olhou? Aposto que muito mais do que você tem tido tempo para ler. A verdade é que todo mundo está com as caixas de entrada cheias, o que torna o assunto do e-mail um item ainda mais importante.
O que define se seus clientes abriram os e-mails ou excluíram geralmente é o assunto.
Algumas dicas podem te ajudar a definir o assunto:
- Evite usar palavras como desconto, promoção, grátis e outros. Algumas pessoas ficam desconfiadas e este tipo de palavra costuma estar relacionada a spam, o que dificulta a abertura do e-mail;
- Seja específico. Algumas pessoas procuram determinadas informações na internet e buscam por informações específicas, detalhadas e informativas, se você enviar um email bem detalhado sobre isso, ela pode se animar a querer lê-lo, comece sendo específico pelo assunto.
- Use perguntas. Isso vai instigar a curiosidade dos seus clientes.
- Deixar seu cliente curioso. Essa técnica precisa de frases um pouco mais longas e geralmente é escrita em duas etapas. Uma que introduz algo surpreendente, que ele não esperaria ver escrito e outra que incentiva seu cliente a ler o conteúdo.
2. Adicione o seu logotipo para seus clientes se conectarem
Agora que você criou o assunto, você deve voltar sua atenção para o conteúdo visual do seu e-mail. Seus clientes precisarão conectar imediatamente os recursos visuais em seus e-mails ao restante da experiência gerada pela sua marca. Se eles não reconhecerem que esses e-mails são da sua marca, eles irão rapidamente para a lixeira, mesmo se você tiver algo relevante para oferecer.
Incluir seu logotipo é uma etapa crucial,pois esse é o item visual mais reconhecível da sua marca. Adicionar seu logotipo a seus e-mails é a maneira mais fácil de garantir que seus clientes conectem suas mensagens ao resto da sua experiência.
Quando eles puderem fazer essa conexão, eles estarão mais propensos a confiar no que você está entregando a eles.
Apenas acrescentar seu logotipo torna mais provável que seus clientes confiem na recompensa que estão oferecendo em seu e-mail, levando-os um passo mais perto de usá-lo para uma compra ou até compartilhar um link com um amigo.
3. Crie um banner marcante para chamar a atenção
As imagens que você usa nos e-mails podem te ajudar a criar uma conexão emocional com seus clientes , mesmo que vocês estejam separados por uma tela. Imagens são ferramentas realmente poderosas para prender a atenção de seus clientes depois que eles abrem seu e-mail.
Como resultado, as imagens de banner que você usa devem ser selecionadas com o mesmo pensamento e cuidado que as imagens que você inclui em suas mídias digitais.
Ao capturar sua atenção com uma imagem de banner criativa, eles dão a cada cliente um motivo para continuar lendo, dando-lhes todos os motivos para se envolver com seu programa.
Faça com que seja fácil para seus clientes conectar seus e-mails com o resto do programa e toda identidade visual da sua marca, isso faz com que eles se sintam inspirados a agir e se envolver com o programa sempre que outro e-mail bonito chegar à sua caixa de entrada.
Usar um banner no e-mail semelhante à imagem de banner que você usa no programa de fidelidade, garante que seus e-mails sejam uma extensão visual de sua experiência online dará a seus clientes um motivo para prestar atenção, criar uma experiência de programa realmente consistente e traz a confiança que você já estabeleceu com seu logotipo para o cliente.
4. Crie um texto personalizado que humanize a sua marca
Lembrar seus clientes do valor que eles ganharam ao se envolver com seu programa pode ajudar a manter a sua marca na mente dele. No entanto, é quando você comunica esse valor em um tom que eles reconhecem como da sua marca que realmente influencia o engajamento contínuo.
Adicionar uma linguagem divertida e casual que seus clientes conhecem e amam em seus e-mails, eles conectaram perfeitamente seu programa com o resto de sua experiência de compra.
A voz da sua marca é importante para gerar uma distinção capaz de encantar e fidelizar seus clientes.
O tom de voz é a união de palavras, termos e recursos que traduzem a visão, a missão, os objetivos e os valores da sua marca. Tudo isso deve ser aplicado em todos os canais de comunicação com seu cliente.
Garantir o uso de um tom de voz consistente torna mais fácil para seus clientes possam vê-los como uma extensão de sua marca, o que aumenta a confiança e é essa confiança que os tornará mais propensos a realizar a ação que você pede.
É importante ter em mente que a construção do tom de voz da marca deve visar à criação de diálogos reais, humanizados e que não estejam restritos simplesmente à vender um produto.
Incentive todos os clientes que participarem do programa de fidelidade com bons emails, eles são uma forma simples e impactante de manter a conversa com seus clientes, mesmo depois que eles saem do seu site ou da sua loja, especialmente quando você os marca de maneira adequada com uma boa experiência!
Assuntos criativos, imagens impressionantes e textos atrativos são maneiras eficazes de criar e-mails que seus clientes vão querer abrir e interagir.
A melhor parte é que todas essas personalizações podem ser feitas nas automações de marketing do programa de fidelidade da Donuz.