11 dicas para melhorar a lealdade

Vender várias vezes para o mesmo cliente é, comprovadamente, uma forma muito mais sustentável de aumentar o faturamento do quê adquirir novos clientes.

Clientes fiéis que compram repetidas vezes podem ser um presente para os negócios. Porém, para ter e reter esses clientes por mais tempo, os esforços da empresa precisarão ser um pouco maiores e mais estratégicos.

Um bom relacionamento é o que mantêm os clientes retornando para novas compras sempre. Construí-los pode ajudar a melhorar a fidelidade dos compradores, portanto focar na construção e na experiência desses relacionamentos é primordial.

Detalhamos algumas estratégias que uma empresa pode implantar para fortalecer a lealdade a marca a longo prazo, incluindo os relacionamentos com os consumidores.

1. Tenha valores em comum com seus clientes

A melhor maneira de construir fidelidade à marca é criar relacionamentos sólidos com base em valores comuns. Entenda quais são as preocupações do seu cliente – dentro e fora do mercado – e encontre pontos em comum dentro de sua empresa. Se envolver em causas comuns à sua comunidade pode criar parcerias incrivelmente duradouras, que vão muito além de uma simples venda. O consumidor é uma pessoa, e criar conexões com elas é o objetivo principal.

2. Seja pessoal com seus clientes

Crie conexões pessoais com os seus clientes de forma regular para estabelecer um relacionamento que tenha valor para eles, tanto emocionalmente quanto sentimentalmente, assim você melhora a lealdade a sua marca. Pessoas compram de outras pessoas, e as pessoas valorizam a qualidade, o preço, atendimento, experiência e a personalização.

3. Seja proativo, não reativo

A proatividade é fundamental, para além da reatividade no que diz respeito ao sucesso do cliente. Obviamente, é preciso ouvirmos os clientes quando eles nos abordam com problemas, desafios e feedbacks, mas podemos criar um conceito muito mais forte de lealdade dos consumidores sendo proativos na abordagem e criando para eles a oportunidade de falar sobre a experiência deles com a marca.

4. Comece com seus funcionários primeiro

Você deseja ter clientes leais e felizes? Então, comece com os seus funcionários. Quando eles se sentem valorizados, incluídos e importantes, eles se engajam e motivam, e os clientes veem e sentem isso. Atitudes simples como uma ligação para seus colegas e/ou funcionários pode fazer toda diferença. Pergunte como eles estão, e o que você pode fazer para ajuda-los.
Seja amigável, seja flexível. Melhore e personalize as comunicações. A lealdade contagia.

5. Ofereça uma experiência excepcional ao cliente

Uma experiência fora dos padrões comuns é um item básico na construção da lealdade à marca. Segundo estudos da Salesforce, 80% dos clientes afirmam que a experiência é tão importante quanto o produto ou serviço de uma empresa, e 57% mudaram de marca por uma experiência melhor. Um ótimo produto sozinho raramente mantém um cliente engajado com a marca; um atendimento humanizado, personalizado e eficaz é fundamental para a fidelidade à marca e o sucesso da empresa.

6. Garanta Seus Serviços ou Produtos

Saber ouvir é vital para o sucesso em qualquer bom relacionamento, o dialogo é um fundamento básico para um relacionamento duradouro. Essa mesma regra vale para os clientes. Ouvir e compreender as necessidades, quais os interesses e problemas do seu cliente irá te ajudar a fornecer soluções que sejam práticas, reais e valorizadas por ele, assim você criará pessoas sinceramente fiéis a sua marca.
 Seja autentico.
 Dê garantias dos seus produtos e serviços, isso instiga confiança, principalmente com clientes novos.
  

7. Não faça suposições

Não faça suposições. Mantenha um controle consistente na verificação se seu produto ou serviço continua atendendo as necessidades principais dos seus clientes. Presumir que você sabe o que é melhor para os consumidores enquanto ver o seu produto esgotando ou sua agenda de serviços cheia é fácil, mas você já pensou em perguntar o que eles estão achando do produto ou serviço?
Faça pesquisas para saber mais sobre como tem sido a experiência de seus clientes, faça com eles a jornada na sua empresa, e regularmente, ouça os comentários deles sobre a sua marca.

 8. Mostre que você se preocupa com o sucesso deles

Supondo que você tenha uma marca estruturada, que você defenda e seus clientes se identifiquem, nada é mais eficaz para gerar lealdade do que demonstrar que você se importa. Faça com que seus clientes se sintam como uma família, trate-os como família. Mostre como o sucesso deles é importante para você, que realmente o sucesso deles é seu sucesso e você se preocupa de verdade com os interesses e necessidade deles.

9. Habilite uma troca de valor mútuo

É importante transformar o relacionamento com os clientes para ajudar no crescimento da empresa. Isso significa pensar em ações e estratégias de troca de valor mútuo e continuo entre consumidores e marca, visando realmente o benefício de ambas as partes. Uma experiência de valor mutuo é o que promove a lealdade e o valor de forma duradoura entre os clientes.

10. Construa uma comunidade dentro de sua base de clientes

Uma comunidade precisa ser construída dentro da base de clientes das marcas para que com isso, a fidelidade seja melhorada. Ao agrupar os clientes por dores, estágios da jornada, interesse e necessidades em comum, assim você pode desenvolver um senso de pertencimento que será associado à sua marca, ajudando na fidelização e tornando os clientes mais propensos a novas compras.

11. Torne-se um verdadeiro parceiro para eles

Vire parceiro dos seus clientes, isto é, eduque-os e aprenda com eles. Entender as necessidades particulares de cada cliente significa concordar em termos e valores mutuamente benéficos, assim no fim todos ganham.

Agora, você já sabe por onde começar a implantar uma cultura de lealdade na sua empresa, estabelecer um relacionamento sólido que gera clientes fiéis não é um processo rápido, depende de persistência e continuidade. Tenha em mente os resultados que podem ser alcançados, clientes recorrentes são um dos maiores aliados de uma marca para o crescimento dela.
 
 A retenção e a fidelidade do cliente são alguns dos ativos mais importantes que você terá para o seu negócio. No entanto, a lealdade é conquistada, mas não concedida gratuitamente. Para realmente reter clientes para o resto da vida, você precisa ir além das estratégias de retenção incompletas e realmente se comprometer em envolver os clientes.
 
 Conheça seus clientes, saiba onde eles estão, mostre como eles são importantes para o seu negócio e encha-os de apreço, recompensas, transparência e muito mais. Assim, em breve você manterá mais e mais clientes, e até os clientes existentes se tornarão mais parceiros da sua empresa.

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